Depois de muitos anos, por pimeira vez que consegui tocar neste Festival, tina muito tempo que nao tinha issa oportunidade e só neste ano consegui mesmo participar. Teve a participaçao de muitos tipos de estilos musicais, bastante som nacional, mas foi bastante tranquilo.
No dia domingo 24 do Dezembro do 2013, foi o show da Santa
Cecilia, no Chile es tipo uma Santa que respresenta aos músicos (só aos músicos
que acham que um santo es representaçao da música, só isso acontece no Chile).
E teve tambem algunas Participacoes de bandas locais (do Santo Antonio) neste
show.
Mas vamos lá! O show tinha um monte de pessoal velho, e como
sempre, tinha isse pessoal de folclore tocando no inicio do show, onde uma grande parte do tempo fiquei aguardando para puder tocar. Depois de aquilo, teve uma banda com
o nome do “Solo de Piano”, tocaram mais o menos umos 30 minutos. Uma coisa que chamou a minha atençao, e uma boa da aprensentaçao deles foi a versao do “Yer Blues” dos Beatles, fico muito boa e com muito feelin' , mas tambem as músicas deles tinha um som bem interesante, o
repertorio deles foi basicamente som propio. Mas para mim Juizio pessola gostei muito mais da banda que toucaram depois de eu, o nome deles es "Kalfv", o som deles foi só son propio e além, de ser grandes instrumentistas, mas voltando um pouco do festival...
Depois de que acabaram de tocar os Solo De Piano, tinha que me apresentar eu e a minha guitarra.
Só toquei 3 , mas 3 longas músicas, destacando a música “across the angels forest” onde a galera
fico mais que satisfeita, foi um numero bastante diferente, e a personalidade e a conviçao foi uma das coisas importante pela performance do show.
As coisas ruims foi a quantidade de viento que tava
correndo demais, e tambem o palco para o festival era muito de amador, além que nao contava com retornos boms e muitos músicos nao consigueram ouvir de un jeito certo, e parte da organizaçao era pessoal bastante preconceitoso na hora de ver os tempos, mas além de isso foi tudo bom, a recepeçao de publico e talz.
Acabando a minha apresentaçao, toucaram a "Kalfv", como já tinha falado, é uma banda nova da cidade, tiveram uma apresentaçao muito boa, 4 música propias muito bem feitas, e a qualidade instrumental e vocal foi mais que otimo.
Depois de aquila apresentaçao, nao fiquei vendo mais ninguem, depois do palco foi directamente tocar no meu outro placo que es a rua, onde muita gente que ficou vendo a minha apresentaçao no festival, logo chegaram para curtir o meu som de "street musician", tudo isso aconteceu no Paseo Bellamar, o lugar onde passa muita gente pela Porto-Cidade.
E acabando o dia tinha que me arrumar tudo para a semana seguinte. já que tinha o lançamento do Comics "Le Plague" onde a música "mas alla del silencio" do "música, poeira e asfalto te uma participaçao na trilha deste cuadrinho, isse lançamento foi feito em outra cidade do Chile (Valparaiso), já que ao parecer iva ter uma melhor divulgaçao, mas...
MATIAS FRANCINO NO LANÇAMENTO DE "LE PLAGUE"
(28 do Novembro, Valparaiso)
Faz um tempo atraz participei na trilha de um quadrinho (uma coisa muito esquisita , já que nunca na minha vida ví um quadrinho além de desenhos que tem soms e trilhas para ver e ouvir) mas um quadrinho...sei la.
Mas, os donos e mente mestre do "Comics" independente "Le Plague" quiseram que eu toucara neste lançamento.
Pela falta de espaço (o "calabozo del dragon" es uma loja de quadrinhos) nao tinha jeito para tocar dentro, mas foi intersante tocar numa coisa tao diferente (sempre tentando de ver o lado bom das coisas, muito mais como um lugar tao fraco como es Chile para os shows), mas como era um lugar aberto, fiz uma apresentaçao misturada emtre musicas feitas por mim, e algums covers, por exemplo "Bad Love" do Eric Clapton, "Sin´ce Been Loving You" do Led Zeppelin, "Electrical Storm" do U2, "Mistreated" do Deep Purple, emtre outras mais. Como nao tinha mais bandas e só tinha que tocar eu, teve que tocar mais o menos uma hora de show, muita gente que passou fico um bom tempao ouvindo como toucava a guitarra, e tambem, vizinhos tambem ficaram ouvindo, isso foi legal demais, já que isse tipo de pessoas que dao valor ao trabalho do artista, seja olhando, ou ficar ouvindo até acabar uma música es o melhor preço.
Pessoalmente, gostei bastante do lugar, era bastante bonito, uma praça, muita gente passava por aí, lugar tranquilo, mas ainda assim, acho que nao posso considerar que seja uma apresentaçao de palco, foi mais o menos que tocar na rua, mas com um repertorio mais de rock and roll.
Mas foi bom para sair e mostrar um pouco do som que levo para diferente pessoas, e bom que curtiram bastante.
E AGORA...
Aprontando a volta do LLUVIA FUNEBRE, proximamente!!!
Falando um pouquinho detrás
do guitarrista, vamos falar um pouquinho do Carlos Matias R. Francino,
guitarrista e compositor, já conhecido pelos os seus trabalhos com a banda de
Metal-Industrial Lluvia Funebre, mas últimamente
Tocando bastante como
Street-Musician, nasciu o dia 27 de Março do 1986. Filhio de fortes influenças musicais, foi crescendo ouvindo bandas
como U2, Queen, Black Sabbath, Def Leppard, The Beatles, Led Zeppelin, Depeche Mode, Aerosmith, Iron Maiden emtre
outras.
"Porém, hoje vao ser quasi 18 anos que comencei tocar a guitarra!!!"
AS AVENTURAS DO "STREET MUSICIAN" NO BH E O BRASIL (2011 E ATÉ HOJE)
Tambem, uma grande entrevista do ano 2012 com o pessoal da METAL CLUBE por Reynaldo Trombini, falando um poco das apresentaçoes na Praça Sete, coraçao da capital mineira, e tambem falando as dificultades que tem que passar os Street Musician para dar uma tarde agradavel para o povo, muito mais (fazer "click" onde esta marcado o nome para puder ver a entrevita completa) .
ALGUMAS PARCERIAS
E como es normal, um músico precisa sempre de ter suas cartas guardadas, es AÍ onde conheci umos rapazes muito bacanas, e muitos profesionais na hora de concertos de isntrumentos e coisas de grande qualidade.
E para voce que esta no Brasil, sim quiser coisas legaias para a sua guitarra o instrumento, pode entrar no site do MUSICAL STREET onde vai achar coisas bacanas e ao melhor e ao melhor preço!!!.
CRONICAS DAS APRESENTAÇOES
nao tem coisa melhor que fazer tocar para uma galera diferente, e es aí que um perceve sim o trabalho es verdadeiramente bom, tao assim, que consegui tocar em diferentes casas de shows, bar, na rua mesmo, e muito mais.
Só falar da Turnee, onde toque em diferentes cidades do Brasil, e tambem no meu pais (nunca na minha vida consegui tocar em Valparaiso e depois de 13 anos consegui pelo menos me apresentar). Mas falando um pouco mais das apresentaçoes, Toquei em cidades muito legais, como Sao Paulo, Belo Horizonte, Guarulhos, Lagoa Santa, Boituva e Sabará, sndo esta ultima onde mais veces toquei durante o 2012 (no Beco do Rock) e foi uma boa vitrina para que muitas pessoas que nao conhecian o meu trabalho ficaram muito mais interesados. A grande parte do pessoal era muito de curitr rock n´roll, uma coisa que no Chile nao es muito común (o povo curte só cumbia, bachata, e porcaria) mas pouco espaço para o Rock mesmo, porém, apaixonei mesmo de tocar por Minas Gerais, a galera leva o Rock na veia mesmo!!!.
Mas falando um pouco das apresentaçoes, teve a oportunidade de tocar (durante o ano 2011 até 2012) na Galeria do Rock, a segunda maior do Brasil, para mim foi um grande prazer tocar em isse lugar e conhecer gente bacana que respeitaram muito o meu trabalho (tao assim que o meu CD esta em lojas da Galeria). E fi aí que consegui algumas datas, por exemplo,
toquei no Stonehenge, duas veces, foi uma boa experiencia, já que nunca tinha tocado em tao lugar. Uma galera bacana, ecurtindo um pouco do meu som da minha guitarra, uma experiencia bem legal.
Como tambem, a quantidade de veces que toquei, chegue tocar só num dia até 10 horas!!!. toucava um pouco na manha num lugar, na tarde em outro e a noite tocar em algum buteco, foi uma expericia doida, mas muito maravilhosa!.
Foi mesmo na rua que consegui pegar contactos para tocar em outros lugais, e de aí, consegui tocar no "Beco do Rock" no Sabará, toquei muitas vezes aí que já nim lembro cuantas vezes foi tocar lá. mas sempre foram datas otimas, e sempre lotada, nao tem melhor coisa para um artista que ainda existam pessoas que sabe admirar o trabalho de um artista, que de um cara que fala que faz arte só porque esta midia, mas falando serio, foi muito importante tocar aí, além de ser um cidade muito linda.
Um dos lugais mais legais que consegui tocar foi na Lagoa Santa, com um som muito bacana, o som dá guitarra e tudo perfeito. a galera gostou demais (além, eu tinha que fechar o show) sao coisas que muito legais.
Sabará foi a ultima data antes de ir embora para Sao Paulo, teve uma apresentaçao no Musicall Bar em Guarulhos, e tambem uma data em Boituva, issa fecharia uma louca aventura 2012.
Acabando a turnee, voltei para o Chile, onde me apresentei em Valparaiso, e a comparaçao foi muita. Quanta saudade do profissionalismo, mas entao, foi que consegui me apresentar num lugar que començou chegar mais gente quando eu esteve tocando, mas como sempre, nunca posso desistir, es lutar ou morrer. Mas toquei porque nunca antes tinha tocado em Valparaiso, foi uma boa e tambem para mostrar o novo trabalho e mais (pode conferir a minha versao do "VOODOO CHILD" ao vivo no Valparaiso (Facebook Video) ).
Depois comencei as gravaçoes e tocar novamente no meu pais, aí foi que foi convidado para tocar na TELETON (mas na minha cidade) onde toquei só duas múscas (pela quantidade de artistas era quasi impossivel ficar tocando a noite tuda) mas por estar presente foi uma boa tambem, ainda assim, fiava com muita sauade do Profissionalimo e tuda issa quantidade de gente bacana e receptiva que conheci no Brasil, porém, voltei logo e comencei tocar novamente no BH.
Umas das coisas mais lindas que aconteceu foi a quantidade de gente que ficava ouvindo o meu som, e muitos aguardando para conversar alguma coisa comigo, ou trocar alguma ideia, e conheci como sempre, gente muito maravilhosa, que dao issos momentos que um nunca mais esquece.
Um dia, entrei na internet e vejo que um garota pela qual eu conversei, escreveu um negocio muito massa sobre a minha apresentaçao na rua, vou deixar para voces, para que possan ver MELORIZONTE porKaren Cristyne. Muito legal saber o valor que a gente dá por um artista, e isso faz que um fiquei convencido de que na verdade, um trabalho durante mais d 14 anos tem isse valor tao importante nossas vidas, já que uma pessoa que nunca viu ou conheceu e fica um tempinho te ouvindo, es uma coisa que nao tem nome, es muito importante para ir para o frente.
Mas falando um poco das coisas que aconteceram de importante, foi saber que depois de um tempo que fiquei sumido, a gente nao esqueceu de mim, isso foi muito, mas muito importante para voltar novamente ao trabalho nas ruas. Aí foi que consegui estar presente em outras coisas e tambem ter alguma participaçao na TV (Record, e a Globo divisao de Minas Gerais) emtre outras coisas que ajudaram divulgar mais o meu trabalho.
Além das vendas do "Música, Poeria e Asfalto" cheguei vender até 1.000 Copias desde o 2012 até hoje, es uma boa quantidade para alguem qu nao esta na midia, e tambem, nao estou com gravadora atualmente, entao, as coisas vao mais que melhor!!!.
Outros grandes acontecimentos foram, outras apresentaçoes, como tocar com minha banda (MATIAS FRANCINO & LLUVIA FUNEBRE) conhecer algumas cidades do Interior, participar num filme (é serio, num filme mesmo) onde teve que atuar de eu mesmo, sendo para mim uma grande responsabilidade, já que era um filme falando de Belo Horizonte e estou aparecendo como algo que esta presente na vida das pessoas, isso para mim foi demais!.
Algo muito bacana tambem tem que ter uma coisa boa, já que estou planejando gravar um novo album, que vai levar o nome do "RIDE TO HORIZON" em nosso proximo post, já que neste momento estou na gravaçao, e tambem, vamos estar trabalhando na rediçao do album "Re-Construction Of The Mind" do LLUVIA FUNEBRE, vamos ter novidades ao respeito.
Tambem, quero contar, que proximamente, vou ter um relançamento do "música, poeira e asfalto", antes do final do ano, e vamos falar um pouco mais de aquilo na seguinte ediçao (mas sim voce quiser ver desde já, esta num post anterior, que leva o nome do "Música, Poeira e Asfalto" onde vai puder ver a relaçao das músicas, já que foi atualizado faz pouco tempo) . e para as pessoas que desejan ouvir e ter o CD no seu computador, vamos ter o albúm para baixar na nossa, pagina!. assim que sim voce gostar muito do albúm, pode entrar em contacto com a gente e pedir o albúm no Facebook, na pagina do "MATIAS FRANCINO - OFICIAL" . vamos ter tambem, algumas novidades musicais, e coisas novas para vc ouvir ver e comentar no nosso canal do youtube que é MATIAS FRANCINO & LLUVIA FUNEBRE TV .
Para vcs, algums videos das
apresentaçoes como Street Musician :
ORDINARY WORLD (DURAN DURAN)
CRAZY (SEAL)
ALWAYS (BON JOVI)
ANGELS (ROBBIE WILLIAMS)
Videos por Anush Dubois
AS MINHAS GRANDES INFLUENÇAS
Muita gente esta se preguntando das influencias, seja músicos, guitarristas, e mais...Bom! aquí fiz uma lista dos meus prefiridos!!!...Sao só os guitarristas, e tambem, nao tem uma ordem de quem mais eu gosto, assim que esta tudos embarazados aí!!!
“Sao muito os guitarristas que marcaram a minha vida!!!, seu som, suas melodias, sua tecnica, sua atitude, aquí vou nomerar algums dos meus grandes guitar heroes!!!”
Jan Akkerman (Focus)
Carlos Santana
Yngwie Malmsteen
Jimi Hendrix
Brian May (Queen)
Steve
Luckater (Toto)
Gary Moore
Brian Setzer (Stray Cats)
Eddie Van Halen (Van
Halen)
James Byrd (Fifht Angel)
Michelle Meldrum (Phantom Blue/ Mendrum)
Tommy
Bolin (Deep Purple)
Jose Feliciano
David Gilmour (Pink Floyd)
Fabrizio Leo
(Eros)
Mike Weid (Memento Mori)
Adrian Smith (Iron Maiden)
Lars Johanson
(Candlemass)
Edgar Ribera e John Perez (Solitude Aeturnus)
Uli Jon Roth
Criss Oliva (Savatage)
Jakee
E. Lee
Jason Becker
Randy Roadhs
Jules Hogson (KMFDM)
Jon Levin (Doro/Dokken)
James
Murphy
Greg Howe
Alex Skolnick Mattias Eklundh Eric Gales Jimmy Page (Led Zeppelin) Allan Holdsworth Tommy Vertteli (Coroner) Al Di Meola Paco de Lucia
Ritchie Blackmore (Dee Purple)
Steve Vai
The Edge (U2)
Michael Thompson
B.B. King
Robert Johnson
Phill Collen e Steve Clarke
(Def Leppard)
Luis Salinas
Paul Gilbert
George Lynch
Glenn Tipton & K.K Downing (Judas Priest)
Rowan Robertson (Dio)
Skwisgaar Skwigelf (Dethklok)
John Norum (Europe)
Ritchie Sambora (Bon Jovi)
Tonny Iommi (Black Sabbath)
Peter Szigeti
(Coracko, Warlock)
Steve Morse
Rocky George
(Suicidal Tendencies)
Dann Huff
Nuno Bettencourt (Extreme)
Craig Goldy (Dio)
Niko Aravanitis (Warlock)
Michael Schenker
Djiango Reinhard
Neil Schon (Journey)
Daryl Stuermer
(Phil Collins)
Alex Lifeson (Rush)
Robert Fripp (Kin Crimson)
Chuck Berry
Andy Summers (The Police)
Tom Morelo (R.A.T.M)
Eric Clapton
"E tambem como compositor, tem certas influenças e grande artistas que um respeita e aprende muito com eles, sua personalidade, atitude, talento e mais!!!...Na hora de componher uma grande musica e sentir issa intensidade quando voce vai criando.
As letras sao muito importantes, para dar a magica que precisa para quada cançao!!! Porém, aquí vai algums nomes dos artistas que eu admiro e respeito para sempre!!"
Muitas dos meus compositores preferidos, gerlamente sao mais de diferentes tipos de soms e estilo, muitas vzes fora do Rock, e por isso que fiz uma lista de issos grandes que voce fica arrepiado e muitas veces emocionado pelo jeito de como eles conseguem interpretar de issa forma tao especial...Aqui vao:
Seal
Ronnie James Dio
Bono Vox (U2)
Jurgen Engler (Die Krupps)
Paul Stanley (Kiss)
Johnny
Cash
Criss Cornell
David Bowie
Doro
Pesch
Martin Gore (Depeche Mode)
Peter Gabriel
Paul McCartney
Trent
Reznor (Nine Inch Nails)
Devin Townsend
Jerry Cantrell (Alice In Chains)
Dave Grohl (Foo Fighters)
Mike Patton (Faith No More)
Freddie Mercury (Queen)
Steve Wonder
Bryan Adams
Sting
Michael Jackson
Phil Collins
Gene Hoglan
Steven Tyler (Aerosmith)
Joey Ramone (Ramones)
Tom Yorke (Radiohead)
Nick Holmes (Paradise Lost)
Michael Hutchence (INXS)
Michael Stipe (R.E.M)
John Bush
(Anthrax, Armored Saint)
David Coverdale
Billy Corgan
(Smashing Pumpkins)
NOVA MÚSICA INSTRUMENTAL!!!!
ACROSS THE ANGELS FOREST (B-Sides)
“Bom, e falando sobre guitarristas
boms, aqui vou deixar o meu novo single e video, que leva o Nome de “Across the
Angels Forest””, uma música feita especialmente para viajar, feche os seus
olhos e ouça com atençao!”
Issa musíca es o B- Side do Single "Scents On Frozen" e vai ser incluida para o album "Música, Poeira e Asfalto", já que proximanente vai ser relançado, com algumas músicas ineditas, emtre outras.
pode desde já ouvir, e deixar a sua impresao de isse novo som, sim vc tiver conta no youtube, pode deixar os seus comentarios, e curtir desde já as outras musicas que estao no nosso Canal!!!. MATIAS FRANCINO & LLUVIA FUNEBRE TV
E PROXIMAMENTE VAMOS TER NOVIDADES COM O NOVO DO LLUVIA FUNEBRE E O RELANÇAMENTO DOS ALBUMS "MÚSICA POEIRA E ASFALTO" E O "RE-CONSTRUCTION OF THE MIND".
TAMBEM, SOBRE AS NOVAS PARTICIPAÇOES DOS NOVOS MEMBROS DA BANDA, NOVAS MUSICAS, E O PROXIMO ALBUM "RIDE TO HORIZON" QUE VAI SER LANÇADO PARA O 2014!!!
A primeira apresentação do novo line up da banda ocorreu dia 11 do Maio, no Festival Rock N’ Roça, em Lagoa Santa, MG. A banda contou com: Litha Ferraz (Vozes e Samples), Alexandre Souza (Contrabaixo e Guitarra Ritmica) e Victor De Castro (Bateria e Percusao).
A música "The
Earth Divided" foi escrita junto com o antigo guitarrista da banda
Emmanuel Herrera, tínhamos essa música inicialmente para o Re-Construction Of
The Mind, mas foi melhor deixá-la para o próximo cd da banda. Conta com a
participação da banda da Colômbia Man On The Living Road, eles gravaram os
samples, algumas guitarras rítmicas (mais distorcionadas) e os baixos. O novo
álbum conta com convidados de diferentes estilos e muito talentosos, como, Gustavo Shred do Blood Dress (Argentina),
entre outros.
A direção do vídeo
clipe contou com o Carlos Toro da Abysmo Produções, o mesmo que gravou para
bandas como Mercenary, Kreator, Lacrimosa, Arch Enemy, Halford, Vader e outros.
Fizemos o clipe com a intenção de mostrar a renovação musical da banda apesar
de ter um pouco do segundo álbum (Re Construction Of The Mind) mesclando o melódico com a nossa nova fase.
Participação especial
IDEIAS INICIAIS:
- Então, primeiro foi assim, quando
Diego do Man On The Living Road enviou as partes da música eu pensei assim
"nossa, essa música vai ter que ter um clipe sim ou sim!"
E foi aí que fiz o contato com o
Carlos, o diretor, ele fez a historia do vídeo clipe sobre as confusões nas relações,
como a linha magra entre o amor e o ódio onde se acaba por fazer coisas fora do
normal.
COMO FOI ATUAR:
- A ideia principal
era que fosse com 2 atores, mas por coisas da vida acabei eu atuando, foi
diferente, porque não é muito a minha especialidade atuar, mas foi uma
experiência boa, gravamos na Viña del Mar, Valparaiso e deu também para
conhecer outros lugares.